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Artigos

v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014

Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2014.V9.N3.A7
Enviado
outubro 10, 2013
Publicado
2014-07-09

Resumo

Resumo: O Ministério da Educação (MEC) instituiu a obrigatoriedade de elaboração do documento de gestão administrativa das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI visa identificara IES quanto a missão a que se propõe, sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e, ou pretende desenvolve, é um compromisso da Universidade com o seu corpo social, com a comunidade científica e tecnológica, Ministério da Educação e com a sociedade em geral.O objetivo desse trabalho é descrever o processo de construção do PDI em uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar a presença da gestão social através da participação da comunidade universitária e municipal em sua elaboração. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, buscando de forma descritiva, demonstrar como foi a construção do PDI. Verificou-se a preocupação da instituição com a gestão democrática e participativa, através da abertura a discussões na elaboração do PDI. Constatou-se algumas evidências da participação da comunidade universitária na construção do PDI. Não foi constatada a participação dos membros do município nesse processo


Abastract: The Ministry of Education (MEC) established the compulsory drafting of the administrative management of Higher Education Institutions (HEIs) both public and private, called Institutional Development Plan (IDP). The IDP aims to identify the IES with respect to the mission to which it proposes, to his work philosophy, pedagogical guidelines for their actions, their organizational structure and academic activities developed or intended to be. This is a commitment by the University with its social body, the scientific and technological community, the Ministry of Education and 
society in general. The main objective of this paper is to describe the IDP building process in a Federal Institution of Higher Education and verify the presence of social management through university and municipal communities participation in its preparation. It is a case study conducted at the Federal University of Viçosa. A qualitative research was built, seeking descriptively demonstrate how the IDP was constructed. Could be verified that the institution is concerned about democratic and participatory management by opening discussions in the preparation of IDP. 
Some evidence of the participation of the university community was found in IDP construction. No participation of council members were observed in this process though.

 

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