Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 7 n. 3 (2012): Setembro/2012

Diagnóstico e Proposição de Melhorias na Gestão de Contratos de uma Empresa de Transporte

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N3.A5
Enviado
agosto 31, 2011
Publicado
2012-11-15

Resumo

A gestão por processos tem proporcionado às empresas em geral um melhor desempenho operacional. Com base nisto, este trabalho visa à melhoria do processo de Gestão de Contratos de uma empresa de transporte. Utilizando o método de pesquisa ação, foram elaborados um diagnóstico da situação atual do processo de Gestão de Contratos da empresa, uma priorização dos problemas, um levantamento de melhores práticas indicadas para Gestão de Contratos e a realização de um plano de ação de melhorias. Os resultados do diagnóstico apresentam a falta de procedimentos, políticas e diretrizes deficitárias como os principais problemas na gestão de contratos da empresa. Entre as melhores práticas com maior impacto na melhoria do processo foram identificadas (i) definir/adequar políticas, procedimentos e diretrizes, (ii) reavaliar e readequar o fluxo de contratos e (iii) treinar gestores e envolvidos. Estes resultados, assim como o plano de ação para a implementação das melhores práticas priorizadas se apresentam como uma oportunidade de melhoria do processo de gestão de contratos da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.