Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 7 n. 3 (2012): Setembro/2012

Uma Heurística GRASP+VND para o Problema de Programação de Horário Escolar

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N3.A3
Enviado
junho 2, 2010
Publicado
2012-11-15

Resumo

Este trabalho propõe uma heurística GRASP que utiliza, na etapa de busca local, a técnica VND para solucionar o Problema de Horário Escolar. Consideraram-se, para programação de dois turnos do ensino médio, os dados da Escola Agrotécnica Federal de Alegre (ES, Brasil) nos anos de 2006 e 2007 e outras instâncias geradas neste trabalho para testes. O método proposto tem como objetivo satisfazer as restrições de formação do horário da instituição, tais como: satisfazer aos professores quanto à quantidade de dias em que suas aulas são distribuídas e respeitar seus horários de indisponibilidade; minimizar o número de aulas consecutivas da mesma disciplina; evitar a ocorrência de aulas vagas; evitar a sobreposição de aulas de um mesmo professor; minimizar a ocorrência de “janelas” no horário do professor; evitar que uma turma esteja com aula no mesmo horário com mais de um professor e outras restrições que trazem qualidade ao horário definido. Os resultados computacionais obtidos demonstraram a viabilidade de sua utilização gerando horários que atendem a todas as restrições de viabilidade e um percentual acima de 85% para as restrições de qualidade da solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.