Doutoranda pelo Instituto Coppead de Administração / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil.
Este ensaio teórico aborda as inovações em serviços, no contexto das estratégias de marketing adotadaspor empresas atuantes no segmento hotelaria que representa um importante elo da cadeia de valor do setor deserviços de viagens e turismo. A hotelaria encontra-se no estágio de maturidade do ciclo de vida, representandoum mercado tipicamente maduro. Assim, a inovação dos serviços prestados aos clientes-hóspedes torna-sede suma importância para garantir não apenas a sobrevivência e lucratividade destas empresas frente àconcorrência cada vez mais acirrada, mas também a revitalização do segmento como um todo. Apresenta-seanálise baseada na tipologia de inovações proposta por Moore (2005), associada ao ciclo de vida categoriamaturidade,classificando-se casos reais do mercado de hotelaria mundial selecionados a partir de pesquisabibliográfica em fontes especializadas em turismo e identificados por especialistas do setor como tendênciasem diferenciação e/ou inovação deste segmento. Identificam-se os principais diferenciais estratégicos deinovação adotados segundo três aspectos: fatores base de diferenciação (SCHNAARS, 1998), competênciasessenciais prioritárias requeridas e disciplina de valor (TREACY e WIERSENA, 1993) correspondente. Oresultado sugere um conjunto de seis grupos de inovação denominados: hotéis butique, design e exclusivos;hotéis fashion (ou fashionistas); hotéis femininos (ou com ofertas exclusivas para mulheres); hotéis “verdes”;hotéis “techies” (ou que optam pelo uso intensivo de novas tecnologias como serviço especializado parahóspedes); além do grupo que representa criações de novos mercados (ou mercados-mistos) de hotelaria einclui iniciativas envolvendo parcerias com os setores de saúde, estética, bem-estar, beleza e imobiliário.