Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 12 n. 2 (2017): JUNHO/2017

A promoção de atividades de inovação segundo as responsabilidades do gestor: estudo de caso em empresa do setor energético brasileiro

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.1182
Enviado
maio 31, 2016
Publicado
2017-08-24

Resumo

Diante do contexto de instabilidade de diversos setores de nossa economia, o que se deseja investigar neste artigo é se os gestores de determinada empresa vêm promovendo atividades de inovação em suas gerências. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória de 109 gerentes de uma empresa de grande porte do setor energético brasileiro com mais de 10.000 empregados espalhados pelo Brasil. O objetivo foi relacionar as responsabilidades dos gestores com as atividades de inovação promovidas em suas gerências. Para isso, foi elaborada uma lista de responsabilidades dos gestores com base em trabalhos de autores renomados e uma lista com os tipos de atividades de inovação segundo o Manual de Oslo. Foi pedido a cada gestor que sinalizasse, para cada uma de suas responsabilidades, se havia promovido algum tipo de atividade num intervalo de um ano, e também o tipo de atividade. Os resultados mais comuns evidenciaram as responsabilidades mais trabalhadas nesse período, assim como também os tipos de atividades de inovação mais promovidos. Esta pesquisa revelou relacionamentos significantes do ponto de vista quantitativo. A experiência foi idealizada como um protótipo que cumpriu sua função de estimular o conhecimento de seu corpo gerencial, e ela pode ser aplicada em qualquer empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.