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Artigos

v. 7 n. 4 (2012): Dezembro/2012

Benchmarking de Escolas de Governo do Brasil: Proposta de Melhoria para a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N4.A5
Enviado
maio 5, 2012
Publicado
2013-01-23

Resumo

A sobrevivência das organizações no mercado atual depende cada vez mais da capacidade que elas têm de acompanhar as mudanças do ambiente. A busca pelo aperfeiçoamento dos processos e por melhores práticas de gestão podem gerar resultados competitivos inquestionáveis, inclusive em organizações públicas. Nesse sentido, tem-se o Benchmarking que se caracteriza como um processo contínuo de análise das melhores práticas e dos melhores métodos que resultarão em um desempenho superior. O presente estudo teve como objetivo realizar o benchmarking nas escolas de governo do Brasil visando à melhoria das práticas da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP. Este artigo, de natureza aplicada e descritiva, segue com o levantamento de dados acerca das escolas de governo do Brasil e se utiliza de pesquisa bibliográfica em revistas, periódicos, artigos científicos e nos próprios websites das escolas de 22 estados brasileiros, além da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. A análise dos dados coletados das melhores práticas das escolas de governos do país foi feita com base nos seguintes aspectos: cursos oferecidos; modalidades de ensino; interatividade; e iniciativas, programas e ações. Os resultados foram apresentados na forma de propostas de melhoria (planos de ação) para cada um dos aspectos, resultando em um plano completo de melhoria para a ESPEP.

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