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Edição Especial: Engenharia do Entretenimento, coordenada por José Augusto Kamel - PEP / UFRJ (COPPE)

v. 7 n. 2 (2012): Junho/2012

O Gerenciamento de Projetos em uma Obra Aberta: O Caso das Telenovelas Brasileiras

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N2.A2
Enviado
outubro 3, 2012

Resumo

O surgimento de um novo polo de produção de telenovelas no Rio de Janeiro consolida o município como o mais importante centro de produção para televisão da América do sul. As produções destinadas à exibição em televisão, capitaneada pelas telenovelas, geram cerca de 10.000 (dez mil) empregos diretos no município do Rio de janeiro e, apesar dos grandes investimentos, dos avanços técnicos e tecnológicos este é um setor, ainda, fortemente marcado por um processo de produção que pode ser considerado artesanal. Poucos são os recursos e ferramentas de apoio à gestão do processo produtivo. A teledramaturgia apresenta custos elevados e tempos de produção considerados excessivos. É neste contexto que este trabalho se insere. O objetivo deste artigo é descrever o processo de produção de telenovelas tipo obra aberta e suas especificidades, caracterizando os principais problemas do gerenciamento da produção relativos a custos, prazo e conflitos funcionais. Com base em entrevistas com os principais gestores e no acompanhamento de gravações, o processo é descrito com base na literatura de gerenciamento de projeto. Desta forma, buscou-se caracterizar o processo produtivo de uma telenovela em todas as suas etapas, iniciando com a escolha do projeto (sinopse), a definição da equipe, gravações, edições, até a sua exibição, identificando os principais gargalos e oportunidades de melhoria. Este processo de projeto e produção é caracterizado por inúmeras variabilidades, próprias de uma obra que se propõe aberta e cuja marca da gestão é lidar com eventos imprevistos e aleatórios.

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