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Artigos

v. 7 n. 1 (2012): Março/2012

Procedimento para Formação de Grupos de Empresas e para Construção de Índice de Avaliação dos Agrupamentos

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N1.A6
Enviado
maio 31, 2011
Publicado
2012-07-16

Resumo

A investigação de padrões de semelhança entre empresas pode ser realizada através da construção de grupos por similaridade. Contudo, geralmente se tem dúvidas quanto à melhor forma de construir os agrupamentos. Desse modo, tem-se o objetivo de estudar alguns métodos de agrupamentos e alguns possíveis tamanhos de grupos, de maneira a se obter um bom agrupamento. Além disso, se propõe um índice de avaliação dos agrupamentos formados. Consideraram-se seis métodos de agrupamentos e três tamanhos de grupos. Após a aplicação da análise de agrupamentos, foi realizada a avaliação dos agrupamentos formados através da análise discriminante, do coeficiente de concordância Kappa e de um índice desenvolvido para avaliar os agrupamentos iniciais. De forma geral, verificou-se que a melhor possibilidade seria aplicar o método MW com três grupos e, após, aplicar a análise discriminante até obter um número final adequado de empresas por grupo. Com este procedimento se obtêm grupos relativamente semelhantes em termos de número de elementos por grupo. Além disso, uma alternativa interessante é tomar uso do índice de avaliação dos agrupamentos iniciais para a escolha do método de agrupamento a ser utilizado, permitindo fazer a opção pelo melhor procedimento.

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