O presente artigo foi apresentado oralmente no VII CNEG, sendo revisado e expandido. Ele descreve um projeto, que está sendo desenvolvido como tese de doutoramento no programa de pós-graduação binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - PPGCTIA / UFRRJ, cujo objetivo é a construção de um código computacional, utilizando a filosofia “user friendly” (amiga do usuário), para otimizar a gestão do agronegócio, minimizando custos e aumentando a produção e ampliando as possibilidades de acesso mais fácil mesmo à usuários com pouca experiência na utilização do computador.
O sistema permitirá escolher dentre as alternativas de produção disponíveis, a mais eficiente na utilização dos recursos produtivos que satisfaçam certos objetivos preestabelecidos referentes ao solo, a umidade e meio ambiente em geral.
Hoje em dia já se dispõe de muita informação técnico-agrícola, mas persiste um grande problema a ser enfrentado: como consolidar estas informações de forma clara e simples e transmiti-las, visando sua utilização, com a menor intermediação possível para o produtor?
A necessidade de se reduzir a complexidade da gestão do agronegócio, foi o motor da investigação sobre técnicas de otimização agrícola.