Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa(2013), Mestranda em Desenvolvimento Econômico e Políticas Publicas pelo Departamento de Econômia da Universidade Federal de Viçosa.
Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa(1997), mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa(2000) e Doutor em Adminitração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, Professor Adjunto (DR) nível I da Universidade Federal de Viçosa.
Doutor em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
Doutor em Administração pela FEA/USP, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A cópia ou imitação produtiva não é recente, tendo sido discutida por autores clássicos, tais como Schumpeter (1911) e Nelson e Winter (1982). Não obstante, a bibliografia especializada tem abordado o fenômeno a partir de óticas específicas. Visando contribuir quanto à compreensão acerca da complexidade deste fenômeno, utiliza-se neste trabalho correntes econômicas e da teoria de administração para fundamentar e viabilizar a compreensão do ponto de vista de seus distintos agentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a contextualizar teoricamente o tema e, para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 17 agentes (empresários, representantes das instituições de apoio e do poder público local) de um arranjo produtivo local de confecções em Minas Gerais. Para a análise, lançou-se mão da análise de conteúdo, especificamente com a técnica de análise categorial temática. Os resultados corroboram as abordagens teóricas, ao mesmo tempo em que evidenciam que, isoladamente, nenhuma perspectiva por si abarca a complexidade do fenômeno. Destaca-se que sua prática é criticada em âmbito local, dados efeitos perversos para a estratégia das empresas, entretanto, seus efeitos são favoráveis ao promover o reforço das tendências. Em síntese, o estudo aponta para a necessidade de um entendimento mais aprofundado do fenômeno.