Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6 n. 1 (2011): Abril/2011

Modelo de simulação a eventos discretos como recurso didático em disciplina de física no Ensino Médio

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2011.V6N1A4
Enviado
novembro 30, 2010
Publicado
2011-06-01

Resumo

O ensino da disciplina de Física apresenta certos desafios para professores do Ensino Médio, principalmente quando o tema aborda conceitos muito abstratos. A utilização da informática e, particularmente, da simulação computacional tem sido estimulada como recurso didático de modo a facilitar o aprendizado dos alunos, uma vez que a visualização de um fenômeno em um ambiente gráfico pode proporcionar melhor compreensão. Este artigo apresenta uma análise da utilização de um modelo de simulação a eventos discretos de uma reação nuclear de fusão para auxiliar o ensino de Física em turmas de ensino médio. A utilização do modelo de simulação, associado a uma prévia aula expositiva levou a um aumento no índice de acertos de questões relacionadas ao tema da aula, especialmente conforme as questões aumentaram o grau de dificuldade.

Downloads

Não há dados estatísticos.