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Artigos

v. 8 n. 2 (2013): Junho/2013

Alinhamento Estratégico em Construtoras de Fortaleza/CE: Aplicação de um Modelo de Medição

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2013.V8.N2.A6
Enviado
novembro 7, 2011
Publicado
2013-07-05

Resumo

O conceito de alinhamento vem ganhado espaço visto o mercado competitivo em que as empresas então inseridas, estas não poderão mais desperdiçar seus recursos com estratégias mal formuladas, processos que não atendam às necessidades dos clientes ou com pessoas que não compreendam ou não contribuam para a realização da estratégia da empresa. Nas empresas de construção civil esta realidade não é diferente, a concorrência tem se mostrado relevante. A justificativa para este trabalho se relaciona com a importância da estratégia no contexto competitivo e os reflexos de percepções diferentes sobre a mesma dentro das organizações por parte de seus integrantes, destacando-se, também, a quantidade limitada de estudos sobre os temas: alinhamento estratégico e estratégia na indústria da construção civil. Tem-se como problema de pesquisa o desalinhamento entre o conteúdo da estratégia vigente (percebida) no nível competitivo e funcional. O presente estudo se encaixa: no domínio 2 (Escola de Implementação da Estratégia) do esquema conceitual de Venkatraman e Camillus (1984) para distinguir diferentes perspectivas de alinhamento estratégico, pois foca-se no conteúdo, nos elementos (critérios competitivos) a serem alinhados; e, no escopo de alinhamento interno (VASCONCELOS; CYRINO, 2000) e alinhamento vertical (KATHURIA; JOSHI; PORTH, 2007). Este trabalho se classifica como exploratório, visto que desenvolve estudos que dão uma visão geral do fenômeno estudado. Em geral, este tipo de estudo é realizado quando o tema escolhido é ainda pouco explorado, sendo difícil a formulação de hipóteses. Constitui-se em um primeiro passo para a realização de pesquisas mais profundas (OLIVEIRA, 2007). O presente estudo, parte de uma dissertação de mestrado em engenharia civil, consiste em analisar qual o alinhamento estratégico interno em construtoras a partir do desenvolvimento de um método para analisar, medindo e comparando/visualizando o alinhamento estratégico em empresas construtoras, focando na estratégia competitiva e na estratégia de produção, destacando quais os critérios competitivos priorizados nas empresas. Realizaram-se estudos multicasos, em catorze construtoras da cidade de Fortaleza/CE, selecionadas por critérios de conveniência e acessibilidade para o estudo. Analisaram-se as empresas a partir do método desenvolvido, proposto neste artigo. Em cada construtora dois representantes participaram da pesquisa, um de setor considerado mais estratégico (Diretoria) e outro mais operacional (Produção), sendo suas visões, percepções individuais, confrontadas. Chegou-se, por fim, à um determinado grau de alinhamento em cada empresa, possibilitando uma comparação e visualização dos resultados. Por fim, apresentam-se as principais conclusões do estudo, sobre o método criado, e sugestões para pesquisas futuras, como exemplo explicar o porquê das diferentes visões entre os representantes dentro da mesma empresa e as possíveis conseqüências destas distorções de prioridades e seus reflexos no desempenho da empresa.

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