Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 7 n. 4 (2012): Dezembro/2012

Contribuições da Inteligência Competitiva para a Formulação e Implantação da Estratégia

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N4.A10
Enviado
dezembro 7, 2012
Publicado
dezembro 11, 2012

Resumo

Este trabalho investiga a utilização implícita e explícita dos conceitos e práticas da Inteligência Competitiva na formulação e implantação da estratégia das empresas e as contribuições por eles geradas. O estudo é elaborado através de revisão bibliográfica sobre o tema Inteligência Competitiva, complementada por meta análise e análise de conteúdo, através dos quais são analisadas a formulação e a implantação da estratégia corporativa de empresas, em um corpus de múltiplos estudos prévios. Como resultados, o estudo aponta que metade das empresas analisadas utilizam práticas de Inteligência Competitiva nas etapas da estratégia, e que tal utilização contribui para a melhoria na gestão e na tomada de decisão, reduzindo riscos, e mellhorando o desempenho de curto e longo prazo. Buscou-se com este estudo contribuir para o aumento do nível de conhecimento dos conceitos e práticas de Inteligência Competitiva, de sua utilização como base para a formulação e implantação de estratégias, e de suas contribuições, permitindo estudos mais aprofundados sobre o tema na área acadêmica e, paralelamente, possibilitando que a Inteligência Competitiva possa ser mais explorada pelas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.