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Artigos

v. 4 n. 3 (2009): Dezembro/2009

Estratégias emergentes e deliberadas: o processo de formação de estratégias sob o prisma do método do estudo de caso

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2009.V4N3A3
Enviado
agosto 25, 2009
Publicado
maio 14, 2010

Resumo

O presente estudo constitui uma investigação científica com o escopo de observar e identificar a presença de estratégias que se formam deliberadamente ou não em uma empresa. O texto apresenta uma introdução destinada a contextualizar o objeto e o objetivo do estudo bem como a justificativa da escolha do tema de pesquisa. A seguir é apresentada a revisão do referencial teórico disponível, mediante uma análise conceitual crítica dos aspectos mais relevantes pertinentes ao tema. Em seguida têm-se os aspectos metodológicos da pesquisa de campo da qual o trabalho faz uso, realizada na modalidade de pesquisa exploratória e contemplando um estudo de caso único. A empresa objeto de investigação foi a Petrobras, onde se efetuaram entrevistas com membros integrantes do corpo gestor que participam ativamente do processo de formulação e implementação de estratégias. A pesquisa tem foco especificamente na visão dos gestores entrevistados sobre o processo de formação das estratégias adotadas pela empresa em seu planejamento. Por fim, e em relação à empresa investigada, pode-se destacar que as estratégias realizadas pela empresa surgem não somente de um processo intencional, regular e formal de planejamento, mas também emerge de sugestões e ações espontâneas dos colaboradores de diversos níveis hierárquicos como produto de sua experiência e vontade de colaborar com a melhoria do desempenho organizacional.

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