Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 10 n. 2 (2015): Junho/2015

Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N2.A3
Enviado
dezembro 18, 2014
Publicado
2015-06-30

Resumo

O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.