Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 2 n. 1 (2007): Abril/2007

A excelência em gestão de SMS: uma abordagem orientada para os fatores humanos

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2007.SGV2N1A4
Enviado
maio 27, 2009
Publicado
maio 27, 2009

Resumo

A busca pela excelência na Gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), passou
a ser uma meta estratégica para as empresas que pretendem garantir participação em um
mercado cada vez mais competitivo e regido por uma sociedade a cada dia mais exigente. A
implementação de ações que visam a melhoria do rendimento humano tem sido
considerada fundamental para o desempenho das organizações que buscam a excelência,
como forma de obtenção da sustentabilidade dos negócios. Para aquelas que atuam em
áreas que envolvem altos riscos tecnológicos, como o segmento petróleo e gás, isso se
deve a constatação de que a falha humana representa uma parcela significativa das causas
básicas dos acidentes industriais maiores, protagonizados por este segmento industrial ao
longo das últimas três décadas. Entender e melhorar a interação do conjunto homem-
equipamento-sistema organizacional, denominado “fatores humanos”, e a busca de sua
incorporação aos processos, passou então a ser o desafio da industria neste novo milênio.
Entende-se que esta incorporação não deve ser realizada de forma isolada, mas sim de
forma estruturada e sistêmica via Sistema de Gestão de SMS. Através da revisão de
literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura
conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao modelo do sistema de gestão de
SMS da International Association of Oil & Gas Producers (OGP), buscando contribuir para o
alcance da excelência.

Downloads

Não há dados estatísticos.