Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 1 n. 3 (2006): Dezembro/2006

Gestão da cadeia de suprimentos e estratégia logística: casos em fornecedores automotivos

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2006.SGV1N3A1
Enviado
maio 27, 2009
Publicado
maio 27, 2009

Resumo

A indústria automobilística é, tradicionalmente, um campo fecundo para os desenvolvimentos em Engenharia e Administração da Produção. No Brasil, este setor industrial tem sido impactado por uma série de alterações estruturais como a adoção da manufatura enxuta, o estabelecimento de novas cadeias produtivas, alterações no projeto dos produtos, entre outras.
Considerando os possíveis impactos de todas estas alterações, este trabalho tem por objetivo, através de estudos de caso, analisar e comparar as características da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos de duas empresas de autopeças.
A análise dos casos sinaliza que, nos dois fornecedores estudados, os objetivos estratégicos da logística (nível de serviço) são semelhantes, mas que estes necessitam implementar atividades logísticas diferentes, de acordo com as cadeias em que estão inseridos. Especificamente as questões estratégicas e estruturais parecem condicionar a logística de cada fornecedor, formando um arcabouço no qual os fornecedores necessitam gerir suas atividades para atingir os objetivos estratégicos desejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.