Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 13 n. 1 (2018): MAR 2018

Gestão de filas atendidas por dois servidores com taxas de atendimento diferentes

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n1.825
Enviado
setembro 10, 2014
Publicado
março 2, 2018

Resumo

A literatura de Gestão de Filas trata de filas com mais de um servidor em que todos possuem a mesma eficiência e os indicadores utilizados são de difícil obtenção na prática. Em grande parte das situações reais não se observa esta situação, visto que é natural que as pessoas que desempenham o papel de servidores atuem com diferentes rendimentos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma de gestão de um sistema com dois servidores, que possuem eficiências distintas e os indicadores utilizados são obtidos de forma prática. Foi proposto um método de gerenciamento visual para um sistema de serviços no qual o gestor precisa decidir o momento de abertura de um segundo servidor para atendimento de uma fila e o recurso que irá utilizar, considerando sua eficiência. Os resultados permitem uma gestão prática desta situação, com indicadores de fácil obtenção e um maior controle sobre a necessidade ou não de abertura de novos servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.