Pesquisador e Professor de Marketing, autor dos livros Gestão do Conhecimento Aplicada ao Marketing (VisualBooks) e Administração na Propaganda (Qualitymark), Líder do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marcas (CNPQ).
FURB Universidade de Blumenau
Mestranda do PPGAD Programa de Pós-Graduação em Administração
FURB Universidade de Blumenau
Mestranda do PPGAD Programa de Pós-Graduação em Administração
O objetivo deste estudo é identificar os atributos percebidos pelas consumidoras de uma marca de calçados e acessórios femininos, como parte da estratégia organizacional de construção da sua identidade social à luz dos esforços de comunicação. Para a marca estudada, Arezzo, foi realizada pesquisa quantitativa descritiva transversal, com questionário elaborado a partir dos estudos de Aaker (1997) e de Strehlau et al. (2013). Os resultados indicam que os atributos dos objetos da marca estudada evocam os seus diversos significados e a consumidora toma para si estes significados. Neste sentido, a identidade da consumidora passa a ser confundida com a identidade do bem.