Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 12 n. 3 (2017): SETEMBRO/2017

Uma análise do cargo e do nível de instrução dos usuários em sua avaliação sobre sistemas integrados de gestão

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.785
Enviado
julho 10, 2014
Publicado
setembro 5, 2017

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar a influência do cargo e do nível de instrução dos usuários em sua satisfação em relação a sistemas integrados de gestão (enterprise resource planning - ERP). Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados aplicados a 115 usuários de ERPs em 13 diferentes empresas. A análise dos dados foi realizada por meio das seguintes técnicas: estatística descritiva, coeficente de correlação de Spearman e Chi-Square Automatic Interaction Detector (CHAID). Os resultados evidenciaram que o cargo e a função dos usuários têm influência direta na avaliação dos ERPs. Em geral, a avaliação dos usuários técnicos e assistentes apresentou resultados estatisticamente superiores aos da avaliação realizada por usuários em cargos de supervisão e coordenação. Constatou-se, ainda, uma influência significativa do nível de instrução dos usuários em sua avaliação dos sistemas, especialmente, porque empregados com menor nível de instrução tenderam a avaliar mais positivamente as características dos ERPs.

Downloads

Não há dados estatísticos.