Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 12 n. 2 (2017): JUNHO/2017

Tomada de decisão no contexto do Big Data: estudo de caso único de uma cooperativa de consumo na Argentina

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.761
Enviado
junho 25, 2014
Publicado
agosto 24, 2017

Resumo

Nos últimos anos, a incorporação de novas tecnologias por parte das empresas e o grande volume de dados gerados por elas têm motivado a incorporação de ferramentas que permitam análises desses dados para a coleta e utilização de informações que possam melhorar a gestão dessas organizações. Este novo cenário de grande quantidade de dados disponíveis, que potencialmente podem ser usados para melhorar a tomada de decisões nas empresas, é chamado de Big Data. Adaptar as empresas para esse novo cenário é fundamental para a criação de vantagens competitivas sobre seus concorrentes. Este artigo procura estabelecer o efeito dos “5V" (volume, variedade, velocidade, coragem e honestidade) de Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos, usando como cenário de estudo uma cooperativa de venda de produtos com base em Argentina chamada Cooperativa Obrera Limited. Este estudo, baseado na análise de caso único, mostra que a veracidade da informação obtida a partir dos dados representa a dimensão do Big Data com maior efeito nos processos de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.