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Artigos

v. 12 n. 2 (2017): JUNHO/2017

Análise de produtos verdes à luz das estratégias de ecodesign e da rotulagem ambiental: o caso Greenvana

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.716
Enviado
abril 9, 2014
Publicado
agosto 24, 2017

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar os aspectos ambientais de produtos verdes a partir da teia de estratégias de Ecodesign, proposta por Brezet et Hemel (1997) e da Rotulagem Ambiental regulamentada pela norma ISO 14020. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso. O caso escolhido foi a Empresa Greenvana, especializada no varejo virtual de produtos verdes. Dos 715 produtos analisados, o tipo de rotulagem mais utilizado foi a autodeclaração, sendo as mais utilizadas: degradável (53%), reciclável (40%) e vida útil do produto alongada (28%). O uso de selos verdes se deu em apenas 20% dos produtos, sendo os mais utilizados o FSC e o IBD. Quanto às estratégias de ecodesign, a mais utilizada foi a seleção de materiais de baixo impacto, especificamente, seleção de materiais não agressivos e materiais recicláveis.

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