Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 11 n. 2 (2016): Junho/2016

AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n2.699
Enviado
março 5, 2014
Publicado
julho 5, 2016

Resumo

O Business Process Management (BPM) é uma metodologia orientada para identificação, desenho, execução, documentação, medição e controle dos processos de negócio, fazendo com que estes fluam de ponta a ponta, onde as atividades e tarefas atravessam a barreira funcional para agregar valor ao cliente. O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do gerenciamento de processos no setor de manutenção em uma instituição de ensino superior, baseada nos conceitos do BMP, e suportado com a aplicação de uma ferramenta Business Process Management System (BPMS). Um modelo experimental de gerenciamento do processo foi criado e simulado com base em dados reais disponíveis pela IES. A abordagem proposta por Baldam et al. (2011) foi utilizada, sendo o processo criado resultado de discussões e entrevistas com todos envolvidos. O trabalho realizado mostra uma forma simples, rápida e didática de como processos podem ser modelados e avaliados por níveis estratégicos das organizações apoiando assim, mais facilmente, decisões de implementar a gestão por processos. No caso em questão, diferentes indicadores identificados permitiram uma avaliação das vantagens em se controlar e gerenciar processos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.