Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 18 n. 3 (2023): DEZEMBRO 2023

Requisitos para gerenciamento do desempenho em cadeia de suprimentos de perfuração offshore: uma revisão sistemática da literatura

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2023.v18n3.1878
Enviado
maio 21, 2023
Publicado
2023-12-22

Resumo

Destaques: Apesar da relevância da gestão e mensuração do desempenho para as cadeias de suprimentos, os estudos realizados tendem a focar na área de manufatura, com escassas aplicações em outros setores, como o de petróleo e gás. Dentre as organizações que compõem as cadeias de suprimentos do mercado de óleo e gás, as que atuam no ramo de perfuração tendem a ser especialmente afetadas por fatores ligados à cadeia de suprimentos. A empresa-alvo da presente pesquisa, pertencente a este segmento, é um exemplo dessa realidade. A organização não possui um sistema ou modelo desenvolvido para gestão e mensuração do desempenho, os indicadores utilizados não refletem a estratégia organizacional e não resultam em ganhos perceptíveis, financeiros ou de performance. Objetivo: Identificar, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, quais requisitos devem ser atendidos por um modelo de gestão de desempenho em cadeias de suprimentos, a ser aplicado em empresas de perfuração offshore inseridas no mercado de óleo e gás. Metodologia: A metodologia utilizada neste trabalho se baseia no método de Revisão Sistemática da Literatura. Resultados: Na análise da literatura não foram encontrados trabalhos aplicados ao contexto da perfuração offshore, porém, foram identificadas publicações relevantes que tratam dos temas de interesse da pesquisa, sendo algumas delas inseridas na área de óleo e gás. Após análise dessas publicações foi possível extrair os requisitos mais importantes a serem observados pelas empresas ao implantar um modelo de gestão de desempenho em sua cadeia de suprimentos. Limitações da investigação: A principal limitação do estudo é a não aplicação, ou testes, dos requisitos em situações reais, aspecto que pode ser abordado em trabalhos futuros. Implicações práticas: Os resultados da pesquisa se mostram importantes no aspecto prático ao oferecer às organizações uma especificação de quais requisitos devem ser satisfeitos na busca de um melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos. Originalidade/valor: Sua relevância também se dá na área acadêmica, por meio do preenchimento de uma lacuna de conhecimento apontada por publicações ao longo das últimas décadas e sugerida também pelos resultados da Revisão Sistemática de Literatura.

Palavras-chave: Cadeia de suprimentos; Requisitos para gestão de desempenho; Óleo e gás; Perfuração offshore; Revisão Sistemática da Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.