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Artigos

v. 18 n. 2 (2023): AGOSTO 2023

Emprego da análise hierárquica de processos para avaliação do nível de importância das inteligências múltiplas em discentes de cursos de graduação

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2023.v18n2.1781
Enviado
março 9, 2022
Publicado
2023-08-23

Resumo

As Inteligências Múltiplas (IMs) são um conjunto de oito habilidades individuais passíveis de serem aperfeiçoadas no âmbito da formação do estudante do ensino superior. A possibilidade de identificar e classificar tais habilidades permite a atuação efetiva no desenvolvimento das IMs mais relevantes para o estudante de acordo com a sua área de graduação. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo descrever o emprego do método de Análise Hierárquica de Processos (AHP) como instrumento de classificação do nível de atenção a ser dado a cada uma das (IMs) em uma amostra de discentes do ensino superior. Para tanto, foi realizado, por meio de questionário, o levantamento das IMs em uma amostra de 500 estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Na sequência, os pesquisadores empregaram o AHP para ordenar e classificar as IM da amostra. Foi possível, assim, concluir que o AHP pode ser usado como forma de classificação e avaliação para a teoria das IMs, auxiliando na escolha de quais IM precisam de mais atenção e quais não necessitam de intervenção. As limitações da pesquisa foram no sentido de utilizar apenas um instrumento de análise multicriterial. Portanto, para trabalhos futuros pretendemos utilizar a base de dados obtida do trabalho e aplicar outras metodologias de análise multicriterial.

Palavras-chave: Método de análise hierárquica; Inteligências múltiplas; Educação; Análise multicriterial.

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