As Inteligências Múltiplas (IMs) são um conjunto de oito habilidades individuais passíveis de serem aperfeiçoadas no âmbito da formação do estudante do ensino superior. A possibilidade de identificar e classificar tais habilidades permite a atuação efetiva no desenvolvimento das IMs mais relevantes para o estudante de acordo com a sua área de graduação. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo descrever o emprego do método de Análise Hierárquica de Processos (AHP) como instrumento de classificação do nível de atenção a ser dado a cada uma das (IMs) em uma amostra de discentes do ensino superior. Para tanto, foi realizado, por meio de questionário, o levantamento das IMs em uma amostra de 500 estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Na sequência, os pesquisadores empregaram o AHP para ordenar e classificar as IM da amostra. Foi possível, assim, concluir que o AHP pode ser usado como forma de classificação e avaliação para a teoria das IMs, auxiliando na escolha de quais IM precisam de mais atenção e quais não necessitam de intervenção. As limitações da pesquisa foram no sentido de utilizar apenas um instrumento de análise multicriterial. Portanto, para trabalhos futuros pretendemos utilizar a base de dados obtida do trabalho e aplicar outras metodologias de análise multicriterial.
Palavras-chave: Método de análise hierárquica; Inteligências múltiplas; Educação; Análise multicriterial.