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Artigos

v. 18 n. 2 (2023): AGOSTO 2023

A análise de falhas de um veículo off-road de competições universitárias do programa SAE Brasil: um estudo do sistema de suspensão utilizando as técnicas de análise do modo e efeito de falhas e de árvore de falhas

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2023.v18n2.1710
Enviado
março 15, 2021
Publicado
2023-08-23

Resumo

Destaques: A FTA é uma técnica de confiabilidade que tem como objetivo identificar todas as combinações de causas que podem dar origem a um evento indesejado; estudar a probabilidade de ocorrência dessas causas e priorizar ações que visam impedir que essas causas ocorram e resultem no evento indesejado. A utilização do método possibilita a análise da confiabilidade de sistemas e também a construção da relação de causa−efeito de seus eventos, criando uma interface com a ferramenta FMEA. A FMEA é uma ferramenta de confiabilidade utilizada para encontrar possíveis falhas em um sistema, além de permitir a avaliação de suas possíveis consequências. Estes métodos e técnicas visam melhorar a confiabilidade de produtos ou processos, ou seja, aumentar a probabilidade de um item desempenhar sua função sem falhas. Objetivo: Analisar as falhas do sistema de suspensão de um veículo off-road de competição SAE utilizando as técnicas de análise do modo e efeito de falhas (FMEA) e de árvore de falhas (FTA), visando à melhoria da performance desses veículos em competições futuras. Desenho/Metodologia/Abordagem: Partiu-se pela definição do sistema de suspensão como objeto de estudo pelos pesquisadores junto à equipe de competição, seguido da coleta de informações e dados de falha deste sistema. Em seguida, foram utilizadas as ferramentas FMEA e FTA em paralelo a entrevistas realizadas com a equipe de competição. Resultados: Por meio da análise dos resultados constatou-se que as duas maiores probabilidades de falha estão relacionadas à suspensão e à manga do eixo com valores de 38,8% e 20,5%, respectivamente, e que o terminal rotular é o elemento mais crítico. Limitações da investigação: Ressalta-se como limitações desta pesquisa a subjetividade na atribuição de notas da FMEA devido à pouca experiência da equipe e ao reduzido histórico de documentação dos dados acerca de falhas do veículo relativas à dinâmica das competições da SAE. Implicações práticas: Como implicações práticas deste estudo vislumbra-se a possibilidade do aprimoramento profissional dos estudantes de engenharia pertencentes à equipe de competição. Originalidade/valor: Na busca na literatura verificou-se que o tema da pesquisa é original e, ao mesmo tempo, desafiador. Seus resultados permitirão reavaliar o projeto de construção do veículo Baja de competição.

Palavras-chave: FMEA; FTA, Programa Baja SAE Brasil; Sistema de Suspensão.

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