Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 15 n. 3 (2020): DEZEMBRO 2020

Proposta de modelagem de processos para apoiar a implementação do processo de gestão de requisitos do MPS.BR

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n3.1637
Enviado
maio 15, 2020
Publicado
2020-12-20

Resumo

Destaques: A qualidade de requisitos é de grande importância para o sucesso de um software, tanto em relação ao seu funcionamento quanto aos custos envolvidos no processo de desenvolvimento. A Gerência de Requisitos é um processo importante da engenharia de software e o presente trabalho apresenta uma abordagem sobre a qualidade de requisitos com foco no Processo de Gerência de Requisitos (GRE), presente no nível G do MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro). O modelo de referência de software do MPS.BR traz os resultados a serem atingidos, porém são de difícil implementação por não apresentarem instruções de como atingir esses resultados. A modelagem de processos, através de modelos visuais, pode ser utilizada como um facilitador para a compreensão e execução destes resultados.

Objetivo: Este trabalho propõe a modelagem das atividades e subprocessos, através da notação BPMN (Business Process Model and Notation), necessária para atingir cada um dos resultados esperados no GRE, onde tal modelagem busca apoiar os profissionais que atuam na implementação do GRE para projetos de desenvolvimento de software.

Metodologia: Encontra-se dividida em quatro etapas: (i) Etapa I - revisão bibliográfica, (ii) Etapa II - análise documental de guias do MPS.BR, (iii) Etapa III – modelagem dos processos através da notação BPMN para a GRE no nível G do MPS.BR, e (iv) validação da modelagem proposta através de pesquisa com profissionais que atuam em áreas relacionadas a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Resultados: A amostra de profissionais que validou os modelos propostos gerou resultados considerados satisfatórios para melhoria da compreensão das atividades necessárias para implantação da gestão de requisitos em projetos de desenvolvimento de software.

Implicações práticas: A principal contribuição prática deste trabalho é facilitar a execução dos resultados esperados do GRE.

Originalidade: a modelagem de processos é proposta como um meio visual para definir as atividades necessárias para se atingir os processos propostos em normas e/ou guias.

Downloads

Não há dados estatísticos.