Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 14 n. 2 (2019): JUNHO 2019

Colaboração na cadeia de abastecimento da construção nos países em desenvolvimento

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n2.1591
Enviado
novembro 29, 2019
Publicado
janeiro 24, 2020

Resumo

Destaques: A colaboração na cadeia de suprimentos tem sido apresentada nas últimas décadas como uma solução para as questões de desempenho. Contudo, as cadeias de abastecimento colaborativas estão longe de ser uma realidade na indústria da construção, especialmente em países emergentes. O Rio de Janeiro, um estado do Brasil, foi usado para investigar a Cadeia de Suprimentos da Construção Civil (Construction Supply Chain – CSC) em um país emergente.

Objetivo: Este artigo visa avaliar as características da colaboração CSC e identificar os seus elementos críticos. Estes elementos também foram comparados em dois grupos de empresas de construção: pequenas e médio-grandes empresas de construção, a fim de verificar se o tamanho influencia o grau de colaboração.

Projeto / Metodologia / Abordagem: Este estudo utilizou uma combinação de dois métodos: revisão de literatura e aplicação de uma sondagem a empresas construtoras do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada de outubro de 2018 a janeiro de 2019. A análise estatística dos elementos foi realizada utilizando o software "R", pelo teste Mann-Whitney U.

Resultados: O levantamento revelou que os elementos considerados mais importantes para a colaboração eram: "planejamento e tomada de decisões conjuntas", "confiança" e "cultura colaborativa". Por outro lado, o elemento considerado de menor importância para a colaboração foi o "Compartilhamento de Informações". A comparação dos dois grupos de empresas permitiu concluir que existe uma lacuna entre os dois grupos de construtores avaliados, sendo que os construtores de média/grande dimensão eram mais propensos à colaboração. Assim, o artigo sugere quais os pontos da colaboração efetiva no CSC que devem merecer atenção.

Limitações / implicações da pesquisa: This study was limited to researching collaboration in the CSC in construction companies located in the state of Rio de Janeiro.

Originalidade / valor: Este artigo contribui para a literatura sobre colaboração na CSC no Brasil e em países emergentes, uma vez que há poucos estudos nesta área para países emergentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.