Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 14 n. 1 (2019): MARÇO 2019

Avaliação do Business Intelligence em empresas de telecomunicações

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1480
Enviado
novembro 15, 2018
Publicado
abril 1, 2019

Resumo

Destaques: A maior parte das empresas tem problemas com o alto volume de dados, falta de informação, conhecimento e relatórios insuficientes. A Business Intelligence (BI) possibilita às companhias encontrarem padrões e relações entre dados aparentemente independentes e desconectados; A avaliação do sucesso ou efetividade de sistemas de informação é fundamental para investimentos nestas tecnologias; Apesar dos avanços já alcançados por estudos avaliativos, ainda existe uma lacuna quanto a modelos de avaliação dedicados à BI.

Objetivo: Propor e aplicar um modelo para avaliar a BI em empresas do setor de telecomunicações, por meio de atributos de avaliação de TI.

Desenho/Metodologia/Abordagem: Para a construção da pesquisa, foi realizado um alinhamento entre revisão de literatura e pesquisa de campo. O método utilizado foi o de estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, utilizando as entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados, as quais foram direcionadas a gestores de TI e a usuários do sistema.

Resultados: Algumas das principais vantagens, desvantagens e aspectos para a obtenção do sucesso da BI foram identificadas na literatura e estão alinhadas com a pesquisa de campo. Descobriu-se que as motivações e pressões para implantar a BI relacionam-se, principalmente, ao alinhamento do planejamento estratégico da organização com os benefícios da BI.

Limitações da investigação: Nem todos os atributos de hardware podem ser aplicados em processos de avaliação de um software, assim como alguns não são apropriados ao setor de serviços; assim, a proposta deste trabalho foca nos atributos de avaliação de software.

Implicações práticas: Na perspectiva gerencial, este artigo contribui propondo um novo conjunto de atributos-chave para a avaliação da BI após implantada em empresas, que não necessariamente estejam no setor de telecomunicações.

Originalidade/valor: Apesar do crescimento da adoção da BI, há uma lacuna a ser preenchida quanto a modelos para a avaliação desta tecnologia. Este tipo de modelo é crucial para se entender porque uma ferramenta com tantas vantagens ainda é alvo de dificuldades de implantação e uso no setor de telecomunicações. Assim, este trabalho fornece um conjunto de atributos de avaliação, sustentados pela literatura, que podem subsidiar o desenvolvimento de novos estudos avaliativos, não restritos à área de TI.

Downloads

Não há dados estatísticos.