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Artigos

v. 11 n. 3 (2016): Setembro/2016

Modelo de autoavaliação com enfoque em gestão de pessoas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n3.1170
Enviado
maio 6, 2016
Publicado
novembro 3, 2016

Resumo

Este artigo trata da elaboração de um modelo de autoavaliação da gestão da qualidade, com enfoque em padrões de gestão de pessoas no ambiente hospitalar. Inicialmente foi realizada uma pesquisa no intuito de identificar as principais ideias e características dos estudos relacionados à avaliação da qualidade dos serviços de saúde, com maior ênfase na acreditação hospitalar, bem como um comparativo entre as metodologias de acreditação ONA e JCI/CBA. Por meio de um estudo de caso com caráter exploratório e a aplicação de um questionário a gestores hospitalares de um hospital universitário, foi possível avaliar a adequabilidade dos padrões que iriam compor o modelo final de autoavaliação - produto final desta pesquisa. Os resultados obtidos apontaram que os gestores participantes entendem a relevância do estabelecimento de padrões que apoiem na gestão e acompanhamento da instituição, com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento contínuo.

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