Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 12 n. 3 (2017): SETEMBRO/2017

Sistema de gestão de qualidade para micro e pequenas empresas

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.1152
Enviado
abril 4, 2016
Publicado
setembro 5, 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é fornecer um método estruturado para implantar um sistema de gerenciamento de qualidade, seguindo os requisitos da ISO 9001 em micro e pequenas empresas. Este método também usa conceitos do Balanced Scorecard, do Programa 5S, da QC Story e do Prêmio de Qualidade de Gestão de São Paulo. A simplificação e a interconexão entre esses conceitos foram realizadas usando informações da revisão da literatura. Elas foram implementadas em sete micro e pequenas empresas e tiveram muito sucesso. Por meio das avaliações iniciais e finais, podemos avaliar o progresso alcançado por cada empreendimento em termos de gerenciamento de qualidade. Muitas das deficiências das empresas observadas antes da implantação foram resolvidas. As principais diferenças do método proposto em relação aos modelos apresentados pela literatura são a forma simplificada de apresentação dos requisitos da ISO 9001, a interconexão do sistema de gestão da qualidade com as estratégias empresariais, o mecanismo de autoavaliação e a grande quantidade de exemplos para facilitar a compreensão do empreendedor. Isso caracteriza a originalidade do método proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.