Destaques
Objetivo
- O objetivo desse artigo é aplicar a FMEA como ferramenta de apoio ao gerenciamento de riscos de um novo projeto em uma empresa automobilística.
Projeto / metodologia / abordagem
- Para tanto, foram utilizados os procedimentos de pesquisa teórico-conceitual e estudo de caso.
Resultados
- Verificou-se que a aplicação da FMEA possibilitou à empresa identificar potenciais de falha em diversas operações dentro do processo de montagem de veículos, tornando possível a tomada de ações no sentido de corrigir o processo para evitar que tais falhas chegassem a ocorrer.
Limitações da pesquisa / implicações
- Muito se tem discutido sobre técnicas/ferramentas de análise de riscos. A ABNT, no Brasil, normaliza a gestão de riscos por meio da série de normas ISO 31000. Dentre as sugestões de pesquisas futuras, tem-se a expansão da discussão do papel da FMEA no contexto da ISO 31000, aplicando, também, novos princípios e orientações na empresa automobilística estudada, com base nessa norma de gestão de risco.
Implicações práticas
Esse artigo contribui para maior compreensão e divulgação, tanto no meio empresarial como no acadêmico, da FMEA e de vantagens promissoras que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta, como a redução de riscos de falhas em novos projetos.
Originalidade/valor
- O presente artigo expõe a aplicação prática da FMEA no contexto da redução de risco em um novo projeto de uma montadora de automóveis, podendo ser utilizado como caso de sucesso por empresas do setor automobilístico.