Aplicação de Análise de Redes Sociais em uma Cadeia de Suprimentos de uma Epresa do Setor Elétrico Brasileiro

Carlos Henrique Zuim Cerqueira, Juliana Maria de Souza Costa, Diego Moreira de Araujo Carvalho

Resumo


A Análise de Redes Sociais aplicada à Logística e redes de suprimentos tem contribuído e facilitadoaos gestores de planejamento e de logística a identificação de métodos de avaliação de redes de parcerias. A relação entre fornecedor e comprador se estende a outras disciplinas, sendo a relação social uma delas. Diversos autores escreveram sobre o tema, porém a falta de dados quantitativos ainda é uma necessidade para estudos futuros. Neste artigo, foram analisadas a utilização e aplicação de métricas de redes sociais na cadeia de suprimentos(supply chain). Asmedidas de centralidade de rede, de intermediação (betweenness) e proximidade (closeness) auxiliam na percepção de informações que não são captadas em métodos ou teorias específicas à logística. Desse modo, avaliou-se a rede de suprimentos em uma empresa do setor elétrico brasileiro na tentativa de identificar um método de seleção e compreensão do comportamento entre fornecedores e compradores em um estudo de caso real.

A Social Network Analysis applied to logistics and supply networks has contributed and assisted planning and logistics managers to identify methods for evaluating partnership networks. The relationship between supplier and buyer extends to other disciplines, and the social relationship is one of them. Several authors have written about the subject, but the lack of quantitative data analysis shows that there is still a need for future studies. In this article, the use and application of social network metrics in supply chain were analyzed. The degree, betweenness and closeness centrality of a node in a supply chain network helps the perception of information that is not captured bytraditional methods or theories in logistics. So a supply chain network from a company of the Brazilian electricity sector was evaluated in an attempt to identify a method of selecting and understanding the behavior of suppliers and buyers in a real case study.

Keywords: Social Network Analysis (SNA); Supply Chain; centrality measures.


Palavras-chave


Análise de Redes Sociais (ARS); Cadeia de Suprimentos; medidas de centralidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2014.V9.N4.A1

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ