Diretrizes para Projetos de Vilas Olímpicas Segundo Parâmetros da Sustentabilidade

Vitor Ayres Principe

Resumo


O objetivo deste trabalho é de identificar as diretrizes da construção sustentável que  devem ser priorizadas no projeto de construção das vilas para a realização dos jogos olímpicos. Durante o levantamento bibliográfico foram catalogados 104 (cento e quatro) artigos. Foram catalogadas as diretrizes encontradas, mediante os parâmetros de sustentabilidade (sociais, ambientais e econômicos). Utilizou-se um questionário atribuindo valores para as diretrizes classificadas quanto sua importância e seu desempenho onde foram respondidos 71 (setenta e um) questionários. Foi utilizado sistema computacional Microsoft Office Excel® 2003 e analisados no aplicativo Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG, versão 9.2). Foram Obtidas médias e erros-padrão da importância e do desempenho das diretrizes. Utilizou-se gráficos para analisar os dados qualitativos e quantitativos além do método GAP e da importância versus desempenho. Observou-se que existem correlações no parâmetro econômico da sustentabilidade, demostrando a predominância desse parâmetro sobre os demais. Uma melhor percepção sobre a importância e o desempenho dos parâmetros de sustentabilidade foi apresentada pelo o profissional da área de projetos.


Palavras-chave


Olimpíada Sustentável, Jogos Olímpicos, Engenharia de Sustentabilidade, Construções Sustentáveis, Vilas Olímpicas Sustentáveis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2014.V9.N1.A11B

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ