Aumento da Produtividade em uma Indústria Gráfica de Embalagens por Meio da Redução dos Tempos de Setup de Impressão e Uso de Tecnologias Sustentáveis

Davide Brandi, Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia,

Resumo


RESUMO

Este estudo tem como objetivo mostrar as ações de melhoria na produtividade em uma indústria gráfica. Para isso, foi realizada uma pesquisa in loco para levantar parâmetros de comparação entre duas empresas do setor, uma localizada no Estado de São Paulo e outra na Itália, em cujo processo produtivo já era empregada técnicas da manufatura enxuta e alcançado tempos de setup de impressão muito menores.

A necessidade de aquisição de nova máquina proporcionou uma oportunidade de conhecimento único, tarefa para a qual foi enviada à Itália uma equipe de trabalho e nesse treinamento foi obtido dados importantes por meio de comparações entre os processos de setup entre as duas empresas.

Foi constatado, ao longo da pesquisa-ação, que havia a necessidade de uma reavaliação dos aspectos produtivos e ambientais da empresa - no que se referia à aplicação de técnicas de setup - e assumir nova atitude ambiental com o uso de tintas, vernizes e adesivos à base de água. Após essa pesquisa, foi possível diminuir o setup de impressão em 50% e usar insumos gráficos mais adequados.

Palavras - chaves: Desperdícios; Indústria Gráfica; Otimização do Setup; Reavaliação dos Aspectos Ambientais.

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N4.A6

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ