Contribuições da Inteligência Competitiva para a Formulação e Implantação da Estratégia

Carla Carvalho Veiga, Luiz Pérez Zotes

Resumo


Este trabalho investiga a utilização implícita e explícita dos conceitos e práticas da Inteligência Competitiva na formulação e implantação da estratégia das empresas e as contribuições por eles geradas. O estudo é elaborado através de revisão bibliográfica sobre o tema Inteligência Competitiva, complementada por meta análise e análise de conteúdo, através dos quais são analisadas a formulação e a implantação da estratégia corporativa de empresas, em um corpus de múltiplos estudos prévios. Como resultados, o estudo aponta que metade das empresas analisadas utilizam práticas de Inteligência Competitiva nas etapas da estratégia, e que tal utilização contribui para a melhoria na gestão e na tomada de decisão, reduzindo riscos, e mellhorando o desempenho de curto e longo prazo. Buscou-se com este estudo contribuir para o aumento do nível de conhecimento dos conceitos e práticas de Inteligência Competitiva, de sua utilização como base para a formulação e implantação de estratégias, e de suas contribuições, permitindo estudos mais aprofundados sobre o tema na área acadêmica e, paralelamente, possibilitando que a Inteligência Competitiva possa ser mais explorada pelas empresas.


Palavras-chave


Competitive Intelligence; Strategy Formulation; Strategy Implementation

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N4.A10

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ