Política de Cobrança de Contas a Receber: Um Estudo de Caso no Comércio Varejista de Materiais de Construção

Ani Caroline Grigion Potrich, Tamara da Silva Linhares, Jaqueline Carla Guse, Luiz Antônio Rossi de Freitas, Marivane Vestena Rossato

Resumo


O presente artigo tem como objetivo a identificação da estrutura e avaliação da conduta da política de cobrança de contas a receber, em uma empresa de materiais de construção localizada em Santa Maria - RS. O estudo foi realizado através da coleta de dados junto aos registros da empresa, resultados contábeis e entrevistas com proprietários e colaboradores ligados ao setor, além de uma observação aberta de todo o processo de concessão de crédito. Os resultados permitiram identificar a conduta da gestão de contas a receber. A partir disto, pode-se afirmar que a empresa em estudo necessita da adoção de uma política de cobrança mais específica e clara, a fim de atender aos clientes, de acordo com suas exigências, proporcionando um melhor gerenciamento e controle de seus recursos financeiros.

Palavras-chave


contas a receber; gestão; capital de giro; política de crédito

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N3.A8

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