Diagnóstico e Proposição de Melhorias na Gestão de Contratos de uma Empresa de Transporte

Sabrina Lechner Nogueira, Diego de Castro Fettermann, Márcia Elisa Soares Echeveste, Tatiane Pistorello Barbosa

Resumo


A gestão por processos tem proporcionado às empresas em geral um melhor desempenho operacional. Com base nisto, este trabalho visa à melhoria do processo de Gestão de Contratos de uma empresa de transporte. Utilizando o método de pesquisa ação, foram elaborados um diagnóstico da situação atual do processo de Gestão de Contratos da empresa, uma priorização dos problemas, um levantamento de melhores práticas indicadas para Gestão de Contratos e a realização de um plano de ação de melhorias. Os resultados do diagnóstico apresentam a falta de procedimentos, políticas e diretrizes deficitárias como os principais problemas na gestão de contratos da empresa. Entre as melhores práticas com maior impacto na melhoria do processo foram identificadas (i) definir/adequar políticas, procedimentos e diretrizes, (ii) reavaliar e readequar o fluxo de contratos e (iii) treinar gestores e envolvidos. Estes resultados, assim como o plano de ação para a implementação das melhores práticas priorizadas se apresentam como uma oportunidade de melhoria do processo de gestão de contratos da empresa.

Palavras-chave


Gestão de processos; Contratos; Empresa pública; Transporte público; Melhores práticas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N3.A5

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ