O Branding como Estratégia para Evidenciar a Identidade da Marca: Estudo de Caso das Industrias Calçadistas do Vale do Rio Tijucas - SC

Marco Aurélio Petrelli, Marília Matos Gonçalves, Luiz Salomão Ribas Gomez

Resumo


Reunindo estratégias e ações em diferentes esferas corporativas, englobando a administração, a comunicação e o design; o Branding fortalece o posicionamento corporativo e define ações para potencializar a imagem corporativa, tornando-se uma realidade necessária aos gestores, determinando novas condutas corporativas. Este estudo visa compreender como as indústrias calçadistas do Vale do Rio Tijucas utilizam o design gráfico na gestão de suas identidades corporativas, partindo da visualização das ações relacionadas com a gestão da marca, da identidade visual corporativa e por fim, pelos elementos da marca. A metodologia utilizada para seu desenvolvimento é a descritiva, determinando o processo lógico e interpretativo, abordando 3 pontos específicos: Branding, a Identidade Visual Corporativa e os Elementos da Marca. Os resultados apresentam um panorama que oportuniza melhorias, uma vez constatada a compreensão da relevância do tema pelas indústrias participantes.


Palavras-chave


Branding. Identidade Visual Corporativa. Pólo Calçadista

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N3.A11

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