Pesquisador do Laboratório de Jogos de Negócio da Incubadora de Empresas - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, BrasilCoordenador do MBA em Gestão e Produção Cultural - FGV Rio, Rio de Janeiro, RJ, BrasilDoutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Os jogos de negócio são, em essência, jogos educacionais com características de simuladores de situações empresariais simplificadas para promover a aprendizagem através da experiência. Este artigo discute os aspectos educacionais de dois “jogos de simulação de negócio” com os quais o autor trabalha à luz da literatura de jogos de negócio: o Desafio Sebrae e o BIZgame, jogo integrante do Campus do Empreendedor. Em ambos os jogos, os participantes simulam a gestão de uma empresa industrial, trabalhando competências relevantes para sua futura atuação empreendedora ou intraempreendedora. Contudo, enquanto o Desafio Sebrae é uma competição envolvendo milhares de alunos jogando ao mesmo tempo, o BIZgame é um jogo que pode ser configurado e aplicado por professores universitários em suas disciplinas. O artigo apresenta a evolução dos jogos de negócio e aponta potenciais convergências com as tecnologias e os modelos empregados nos jogos de entretenimento. Apresenta uma tipologia de jogos de negócio e um conjunto de critérios, descritos na literatura especializada, que são úteis para analisar os benefícios percebidos por professores e estudantes, respectivamente, na aplicação e na utilização de jogos de negócio no contexto educacional. Na última parte, tais critérios são usados para analisar as percepções relatadas por usuários do Desafio Sebrae e do BIZgame, vistos como ferramentas que visam agregar ao ensino universitário uma dimensão de educação empreendedora.