Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Edição Especial: Engenharia do Entretenimento, coordenada por José Augusto Kamel - PEP / UFRJ (COPPE)

v. 7 n. 2 (2012): Junho/2012

Inovações Tecnológicas na Cadeia Produtiva da Música no Século XXI

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N2.A4
Enviado
outubro 3, 2012

Resumo

O trabalho consiste na estruturação da cadeia produtiva com o intuito de oferecer insumos para uma discussão estratégica sobre o mercado da música para o século XXI. Esta análise tem início com um levantamento histórico do mercado musical até o início do uso da internet nos modelos de negócios das gravadoras, apresentando-se os agentes presentes na cadeia e as relações existentes desde a pré-produção até o consumo dos discos. Em seguida, são identificadas as mudanças nos últimos anos nessa cadeia, considerando as inovações tecnológicas e, consequentemente, as mudanças na forma de se consumir música. Baseando-se nesses novos aspectos da indústria, é apresentada, então, uma cadeia produtiva mais atualizada, mostrando-se os novos agentes e modelos de negócios. A etapa final do trabalho consistiu no estudo baseado em inovações tecnológicas mais recentes e tendências atuais de consumo da música, com o objetivo de identificar possibilidades para o futuro, onde a indústria fonográfica passa a ser apenas uma parte da nova indústria da música que permite a exploração de seu conteúdo por diferentes caminhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.