Internet e Composto de Marketing: Um Estudo de Caso na Empresa Rika Comic Shop

Luciano Augusto Toledo, Ricardo Kozesinski

Resumo


Este artigo trata do uso que uma microempresa que atua no comércio eletrônico pela Internet de revistas em quadrinhos antigas e raras faz dos 4P?s do mix de marketing: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação). A primeira etapa da pesquisa consistiu numa revisão bibliográfica dos tópicos aderentes ao problema de pesquisa e aos seus objetivos específicos, procurando contextualizar e dimensionar este mercado no Brasil e no mundo. A pesquisa realizou-se sob a forma de um estudo de caso, onde foi seguido o devido protocolo para este tipo de pesquisa. Na segunda parte foi aplicada uma entrevista com questionário semi-estruturado com o gestor da empresa que objetivou identificar como era operacionalizado o mix de marketing neste nicho de mercado. Os dados obtidos pela entrevista foram confrontados com a teoria, gerando uma análise crítica que permitiu a identificação de convergências e indícios de situações particularidades. Na conclusão do trabalho de pesquisa verificou-se que os indícios de particularidades neste segmento em relação ao previsto pela bibliografia, especialmente no que se refere à comunicação e preço.

Palavras-chave


mix de marketing, mercado de nicho, comércio eletrônico

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.V7.N1.A2

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