Análise de correspondência aplicada a avaliação da propaganda farmacêutica junto à classe médica

Carlos Alicio Nascimento, Andreia Zanella, Enio Junior Seidel, Luis Felipe Dias Lopes Seidel

Resumo


Este trabalho tem como objetivo de mensurar a importância do propagandista na divulgação dos produtos farmacêuticos para a classe médica com o intuito de aperfeiçoar o marketing de relacionamento empregado pelo representante. Para uma conclusão satisfatória foi tomada uma amostra representativa dos médicos da região Centro-Oeste e do Vale do Taquari (RS), em que foi aplicado um questionário composto por treze questões fechadas. Para análise dos dados fez-se uso da estatística descritiva e da análise de correspondência, a qual possibilitou obter uma melhor compreensão dos resultados e identificar possíveis associações entre as variáveis. Os resultados encontrados comprovam a necessidade de uma política mercadológica mais agressiva e inovadora completamente voltada para o cliente e com fortes investimentos na imagem do propagandista.

Palavras-chave


Propaganda farmacêutica; Marketing de relacionamento; Pesquisa de marketing; Classe médica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2010.V5N1A1

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ