Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 10 n. 3 (2015): Setembro/2015

Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N3.A11
Enviado
março 16, 2015
Publicado
2015-11-02

Resumo

Esta pesquisa investigou como os gestores das organizações gaúchas percebem o impacto da Tecnologia de Informação (TI) no desempenho organizacional. A TI é considerada em um contexto amplo, abrangendo a qualidade do serviço prestado pela área de TI, a qualidade dos sistemas de informação e a qualidade da informação por eles fornecida. O estudo, do tipo descritivo, foi desenvolvido em duas etapas. Primeiramente, procedeu-se uma pesquisa quantitativa, contando com uma amostra de 212 gestores de diferentes empresas, a maioria ocupando cargos de gerência. Os resultados indicaram que a TI impacta no desempenho organizacional na visão dos gestores das empresas investigadas, sendo maior a influência pela qualidade do serviço prestado pela área de TI, o que destaca a importância do suporte técnico. Esses achados foram reforçados na etapa seguinte, de cunho qualitativo, realizada com 14 gestores, os quais indicaram que, de modo geral, a TI pode impactar na melhora do atendimento aos clientes, na facilitação da relação com fornecedores, agregando valor aos serviços e na criação de novos produtos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.