Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados

Henrique Aldana Viegas, Miguel Afonso Sellitto

Resumo


O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.


Palavras-chave


Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N2.A3

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ