Percepção dos Cidadãos sobre a Fanpage do Governo do Estado de Minas Gerais

Luiz Antônio de Carvalho Godinho, Marlusa Gosling, Rodrigo Diniz Lara, Fábio Borges

Resumo


Com a explosão da utilização de mídia social, as organizações têm canalizado suas estratégias para esse novo canal (EVANS, 2010; BAIRD; PARASNIS, 2011a; TUTEN; SOLOMON, 2013). No caso dos governos estaduais, a utilização das mídias sociais como ferramenta para se relacionar com os cidadãos ainda está incipiente. Assim, o objetivo aqui é avaliar a percepção dos usuários que curtem a página do Facebook do Governo do Estado de Minas Gerais em relação às informações e funcionalidades disponíveis ou que poderiam ser disponibilizadas. Para isso, foi disponibilizado um questionário nesta página para identificar a percepção dos usuários que a curtem. A partir de uma análise fatorial e a utilização de uma regressão linear dos dados foi identificado que 0,531 da variância da Probabilidade de recomendação da página do Facebook do Governo de Minas é explicada pelos fatores “Engajamento nas mídias sociais”; “Fale Conosco”, “Interação com a sociedade” e “Informações sobre o Governo do Estado de Minas Gerais”. O fator com maior correlação com a probabilidade de recomendação foi o “Engajamento nas mídias sociais”, já destacado por Evans (2010) e Tuten e Solomon (2013) como crucial para aprofundar os negócios num contexto em que é necessário escutar cada vez mais os clientes./With the global increase of the social media use, organizations have focused their strategies for this new channel (EVANS, 2010; BAIRD; PARASNIS, 2011a; TUTEN; SOLOMON, 2013). In the case of state governments the use of social media as a tool to relate to citizens is still incipient. Thus, this article aims to evaluate the perception of the users who like Government of the State of Minas Gerais Facebook page about information and functionality which are available or could be made available. For this purpose, a survey was provided to identify the perception of the users. Starting from a factor analysis and the use of a linear regression of the data, was identified that 0.531 of the variance of probability of recommendation from the Facebook page of the State Government is explained by the factors “Engagement in social media”, “Contact Us”, “Interaction with society” and “Information about the State of Minas Gerais”. The factor that is most correlated with the probability of recommendation was the "Engagement in social media”. This factor is already highlighted by Evans (2010) and Tuten and Solomon (2013) as crucial to deepen business in the current context in which it is necessary to listen more the customers.

Palavras-chave


Mídias Sociais; Facebook; Governo; Engajamento

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N1.A5

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