Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 10 n. 1 (2015): Março/2015

Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N1.A1
Enviado
abril 23, 2013
Publicado
2015-03-30

Resumo

Na indústria automobilística observa-se que as inovações estão seguindo um mesmo padrão, ocorrendo via utilização de novas tecnologias, agregando valor aos veículos e satisfazendo as necessidades dos consumidores. A gestão estratégica da inovação se inicia com a coleta de informações, análise e a implantação do planejamento estratégico. A empresa ao gerir sua inovação, apresentará sua estratégia tecnológica, de acordo com sua história, habilidades técnicas científicas e recursos. O artigo tem por objetivo descrever como a gestão estratégica da inovação tem sido aplicada na indústria automobilística brasileira, com o foco em uma empresa nos setores de engenharia de materiais e de motores e transmissões. Para se estruturar o artigo foi empregada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com uma abordagem qualitativa, e uma pesquisa de campo, em que se utilizou o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada via roteiro de perguntas e, depois foi realizada a união da teoria com o caso. Conclui-se que a gestão da inovação da empresa permite uma liberdade no processo criativo, destacando as competências individuais e regionais, resultando em produtos inovadores e em incrementos em vendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.