Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso

Luiz Custódio Gonzaga, Priscilla Cristina Cabral Ribeiro

Resumo


Na indústria automobilística observa-se que as inovações estão seguindo um mesmo padrão, ocorrendo via utilização de novas tecnologias, agregando valor aos veículos e satisfazendo as necessidades dos consumidores. A gestão estratégica da inovação se inicia com a coleta de informações, análise e a implantação do planejamento estratégico. A empresa ao gerir sua inovação, apresentará sua estratégia tecnológica, de acordo com sua história, habilidades técnicas científicas e recursos. O artigo tem por objetivo descrever como a gestão estratégica da inovação tem sido aplicada na indústria automobilística brasileira, com o foco em uma empresa nos setores de engenharia de materiais e de motores e transmissões. Para se estruturar o artigo foi empregada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com uma abordagem qualitativa, e uma pesquisa de campo, em que se utilizou o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada via roteiro de perguntas e, depois foi realizada a união da teoria com o caso. Conclui-se que a gestão da inovação da empresa permite uma liberdade no processo criativo, destacando as competências individuais e regionais, resultando em produtos inovadores e em incrementos em vendas.

Palavras-chave


Inovação; Gestão estratégica; Indústria automobilística brasileira

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2015.V10.N1.A1

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ