Um modelo multicritério na universidade pública: hierarquização de instrumentos de incentivo como forma de evitar a evasão discente

José Fabiano Da Serra Costa

Resumo


A questão da evasão no ensino superior vem sendo debatida com bastante empenho pelos
órgãos competentes no Brasil, pois afeta diretamente a qualidade do ensino e as metas de
crescimento do país. O desafio é criar e gerir instrumentos capazes de garantir a
permanência discente no ensino superior, quer seja através de reforma curricular, adoção
de cotas, programas de financiamentos, bolsas, etc. Esse trabalho pretende apresentar uma
escala hierárquica para priorização de instrumentos que permitam garantir a permanência
discente em uma universidade. Um modelo multicritério é utilizado para tal função, com base
em dados colhidos em pesquisa de opinião realizada entre alunos de uma universidade
pública. São apresentados os dados da pesquisa, a metodologia utilizada, o modelo
desenvolvido, os resultados e a análise de consistência.

Palavras-chave


Educação; Metodologia Multicritério; Universidade; Matriz

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2008.SGV3N1A3

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