Identificação de fatores que influenciam na qualidade do ensino de matemática, através da análise fatorial

Luis Felipe Dias Lopes, Andreia Zanella

Resumo


A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo constantemente, a
escola que deseja produzir qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades dos
seus clientes. Este trabalho busca identificar as variáveis que melhor influenciam na
qualidade do ensino de matemática, o conhecimento destes aspectos pela escola e pelos
professores torna-se fundamental para que seja possível direcionar esforços para as
dimensões destacadas como mais importantes. A coleta de dados foi realizada por meio de
questionários fechados que buscavam investigar a percepção dos alunos em relação ao
ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Para análise dos dados utilizou-se a
ferramenta estatística de análise fatorial, que possibilitou obter uma estrutura linear reduzida
do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um
número de variáveis em um conjunto menor de fatores. Com isso, pode-se identificar seis
variáveis: eficiência da avaliação, interesse do aluno, preparação do professor, temas atuais
de investigação, pontualidade do professor e preparação para provas. O professor da
disciplina deve direcionar sua atenção para estas variáveis destacadas, objetivando
aprimorar suas atividades e colaborar para a melhoria dos níveis de qualidade no ensino.

Palavras-chave


Qualidade na educação; Análise fatorial; Melhoria contínua

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2007.SGV2N2A7

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ